Amigos do coração que valem ouro para minha saúde mental e autonomia.
(Meu lugar reservado, com direito ao cartãozinho com mensagem)
Minha orla diária para caminhadas.
Meu paraíso é lindo demais.
Pedagogia do afeto, amor respeitando a pluralidade.
Cuidado coletivo.
Esperança vem da solidariedade do apoio um ao outro.
"Quando a boca cala os órgão fala."
(Dr. Adalberto Barreto)
Desmistificar medicamentos...
Doença precisa de remédio.
Emoção reprimida é questão de diálogo, não de medicação.
Gastrite?
Na semana que se findou, tive uma forte dor de gastrite (que logo passou) coisa que não tenho... fui no meu livro Quando a boca cala, o corpo falae tive a pontuação certa:
Afastar-me de relacionamentos tóxicos (muitas vezes da própria família).
Temos um grupo que nos reunimos mensalmente para um café e conversa informal. Dialogamos e trocamos saberes. Fortalecemos vínculos, promovemos o bem-estar um do outro.
Aliás, gosto de receber e de estar com amigos do coração.
"Não procures a verdade fora de ti, ela está em ti, em teu ser. Não procures o conhecimento fora de ti, ele te aguarda em tua fé interior. Não procures a paz fora de ti, ela está instalada em teu coração. Não procures a felicidade fora de ti, ela habita em ti desde a eternidade."
Ninguém pode possuir um pôr do sol ... uma tarde com chuva batendo na vidraça ou a serenidade que uma criança dormindo espalha ao seu redor ou o momento mágico das ondas quebrando nas rochas...
Ninguém pode possuir o que existe de mais belo na Terra mas podemos conhecer e amar.
Através destes momentos, Deus se mostraaos homens.
Temos necessidade de parar, de vivermomentos de intimidade com Deus, desapegando-nos da confusão de todos os dias, para ouvir, para ir a raiz que sustenta e alimenta a vida.
Eu tenho momentos felizes, quer de dia, quer de noite, apesar de tudo que já passei.
Só em estar viva,acordar todo dia com o sol ou a chuva a me sorrir, poderrespirar sem aparelhos, comer tudo que seja saudável, aindaalgumas guloseimas, ter boa digestão, caminhar pela orla, tomar banho de solna praia, sentada livre e solitariamente para contemplar meusagrado mar...
Fazer as refeições sem problemas, no silêncio, ouvir músicas, jornais quegosto na tele, ler muito e escrever outro tanto.
Descansar, sepreciso for, dormir bem as horas que necessito à base de um gostoso chá demelissa somente, não tomar remédios fortes para nada na atualidade.
Tornar a acordar e reviver tudo de bom, ter ainda muito ânimo, generosidade.
Não posso mesmo reclamar. Tenho Amor em meu coração. Quer coisa mais feliz?
Não se pode ter tudo. Eita recessão benéfica!Aprendo a viver com simplicidade, ser muito mais feliz e leve.
Ninguém tem TUDO... nem de material nemde espiritual.
Deixo aqui registrado meu carinho e gratidão por tudo que me ensinou à querida amigaChicaque se despediu dos blogs, ela que, durante muitos anos, nos estimulou tanto.
Amiga Chica, eu não posso pensar em mim, só DEVO pensar em você.
É muito desgastante nos instigar anos a fio e pouco lhe valorizam e às suas iniciativas.
Você me ensinou, sobretudo, a blogar por prazer. Sem esperar retribuições.
Quero continuar assim até me despedir também, se der tempo.
Fico sem palavras, pois o que tenho a lhe dizer já o disse nos blogs durante tantos anos.
Sinta-se abraçada e, em breve, vamos nos conhecer, até o final do ano.
Pessoa equivocada Lugar equivocado Momento equivocado
Pessoa impensada Lugar impensado Momento impensado
Em primeira instância, pensei nas três reflexões, tenho muita matéria e experiência de vida para falar dos três, mas vou optar pelo mais positivo.
Já tive várias pessoas corretas em minha vida, em lugares corretos e momentos corretos. Também tive os impensados e os equivocados, sou inteiramente humana, graças a Deus!
Um deles ocorrido há poucos dias, inclusive, foi um site pornográfico que recebi num comentário, como não vi no primeiro dia, ficou ainda figurando nos comentários por um dia e, quando fui ver... fiquei pasma com a cara de pau de uma pessoa desconhecida. Claro está que os meus amigos conhecidos de longos anos não fariam tal disparate jamais, são idôneos e leais os que me comentam.
É um exemplo perfeito de pessoa equivocada ou impensada... que vem ao nosso blog para fazer o indevido e faltar o respeito com quem nem sequer conhece. Poderia dar o site para sua família, na certa, teria uma resposta "legal" bem adequada.
*************************************************
"Vai que eu sou SÓ PARA VOCÊ a pessoa certa"...
Vamos ao que escolhi, que é correto, nas três dimensões.
Vivia eu um luto no coração com uma dor insuportável, há quase quatro anos, quando uma amiga blogueira me veio falar, vinha por e-mail a fim de me consolar, ela enfrentava um cancro e eu um emocional na alma dilacerada. Apoiamo-nos e nos fizemos crescer em muitos níveis, eu sem muito falar. No meu silêncio e lágrimas, ela insistiu e venceu minha secreta dor (só minha).
Começamos a nos falar e eu só chorava muito, falava pouco, pois dor aguda não se exprime em palavras, inicialmente. Leva tempo ou, talvez, nunca seja dita a alguém.
Os meses foram se passando, eu comecei a falar (escrever) um pouco mais e ela também.
Ambas fomos vigorando o relacionamento virtual. Quem tem dores similares se entende bem.
Resolvemos criar um blog em parceria para amenizarmos dores do âmago.
Deu tão certo que, como se não bastasse, organizamos livros e já está em número de cinco. Amigos blogueiros prefaciaram nossos livros espontaneamente para nossa imensa alegria.
Ao longo dos meus dezessete anos de vida blogueira (tive outro hospedeiro antes do blogspot e mais tarde, há treze, do domínio), nunca imaginei que a vida de blogueira fosse tão longe em termos de sadias amizades que tive a bênção de conhecer na realidade, inúmeros amigos pelo Brasil e Portugal. Foram pessoas mais do que corretas, no lugar correto e no momento correto.
Quem disse que o mundo virtual é só malandragem e oportunismo?
Não sabem o que é veracidade, profundidade...
Temos decepção? Sim, mas o saldo é positivo.
Sobre a amiga em questão, é minha irmã de alma, não nos imiscuímos na vida pessoal, não somos invasivas, apenas partilhamos o que o coração dita, sem obrigações, nem marcação de ponto ainda que num contato ansiado diário.
Estamos desejando nos conhecer pessoalmente em breve. Deus permita que aconteça a realização do nosso sonho, visto que a família dela (marido e filha) se empenham em nossos livros também. Trocamos potenciais e saberes além da sadia amizade de irmã de alma.
Como um é pouco, dois é bom... Pelo sucesso da amizade literária consolidada, procurei outra amiga que já conheço no real (ambas são portuguesas) e formamos outa parceria também com livros publicados.
Como tem gente de todo tipo no virtual, sem ética, sem elegância virtual no trato, têm também pessoas corretas, no lugares corretos em momentos corretos, elas são um presente divino em nosso viver.
"Aquelas pessoas que tiveram
uma influência tão negativa na sua juventude, aqueles equívocos que mais tarde você
tanto lamentou, aquelas pessoas, aquelas hostilidades, as invejas sofridas, aquela sutil rasteira, aquelas incompreensões, aquelas meias verdades que tanto
desprestigiaram você, aquele episódio que ainda hoje o faz
corar e entristece, aqueles que nunca estimaram você, aqueles que o desprezaram ou, pelas costas, mancharam seu nome
com calúnias e mentiras, aquela crise emocional, o prejuízo financeiro, aqueles ideais que você nunca pode
realizar, aqueles projetos que caíram por
terra, sabemos bem de quem foi a culpa.
Despojos devem ser colocados sob sete
palmos da terra... à terra do esquecimento.
Réquiem sobre as folhas mortas... são arquivos esquecidos... Não os reviva, esqueça tudo, nasça de novo,
Levante a cabeça, olhe para a frente, avance para a alegria e Esperança... (estamos no ano jubilar da Esperança)